Last Updated on Janeiro 2, 2024

Caminhar sobre areia macia tem inúmeros benefícios para a saúde, uma vez que melhora o fluxo sanguíneo, liberta endorfinas e reduz o stress, dando uma sensação de calma e oferecendo um efeito relaxante. Além disso, a caminhada na praia também faz um grande exercício cardiovascular e é mais eficiente na queima de calorias do que a caminhada regular, sendo assim uma grande ferramenta para a perda de peso. Seja numa caminhada de aventura no deserto ou simplesmente passear na praia, há muitas razões para fazer caminhadas na areia.

Um dia na praia com a sua família pode ser divertido mas também melhorar a sua saúde.

Benefícios para a saúde de caminhar na areia

  • Ajuda a estimular a circulação do sangue: a acção da água nas pernas facilita a elevação do sangue até ao coração, melhorando a circulação e a oxigenação do próprio sangue. Além disso, o pé sem o sapato é livre de se mover de forma natural e sem constrangimentos, aperfeiçoando assim o equilíbrio.
  • Melhora o humor: caminhar com o som do mar ajuda a limpar a mente dos pensamentos, reduz o stress, alivia a tensão e relaxa.
  • Melhora a ingestão de vitamina D: durante a caminhada está exposto aos raios solares e o nosso corpo precisa desta vitamina, que é essencial para fortalecer os ossos.
  • Tonifica as pernas e ajuda a reduzir a celulite nas mulheres: andar descalço na areia ajuda a reactivar, tonificar, fortalecer os músculos das pernas e alivia a sensação de fadiga e de peso.
  • Esfoliante natural dos pés: a areia húmida funciona como um esfoliante natural que ajuda a eliminar células mortas da pele e pode funcionar eficazmente como um tratamento de beleza gratuito para os seus pés.

Calorias queimadas

Caminhar na areia queima cerca de 600 calorias por hora, em comparação com as 210 a 360 calorias queimadas por caminhar “regularmente” em superfícies planas. A maior quantidade de calorias consumida deve-se ao facto de caminhar na praia exigir um esforço mais intenso, uma vez que os seus pés começarão a afundar-se em areia macia a cada passo que der, e terá de “subir” de volta à superfície. Se viver perto de uma praia, encontrará a caminhada na praia como um excelente treino, e pode valer a pena tornar um hábito treinar de manhã cedo, para que possa evitar tanto a multidão de banhistas como o calor do Verão durante as horas de ponta. Para tirar o máximo proveito do seu treino na praia:

  • Mexa os braços e as mãos enquanto caminha na areia: isto facilitará a circulação do sangue.
  • Atinja a praia de manhã cedo ou ao fim da tarde e evite o meio-dia quando o sol é o mais forte. Use protector solar e certifique-se de que se mantém bem hidratado, a fim de evitar uma possível queimadura solar ou, nos piores casos, uma insolação. É também importante proteger-se com um chapéu e um par de óculos de sol durante o Verão.
  • Tanto a areia seca e macia como a areia húmida são boas para andar, mas pode descobrir que é mais fácil andar na areia húmida, pois a superfície é mais compacta. Se estiver a andar descalço, pode também querer evitar a seca e como pode ficar muito quente no Verão.
  • Use sapatos mais adequados para a areia. Se estiver demasiado frio para estar descalço ou simplesmente quiser usar sapatos, há opções que funcionarão melhor na areia e melhorarão o seu desempenho.
Walking barefoot on wet sand at the beach
Caminhar descalço na praia ajuda a fortalecer os seus pés

Andar descalço na areia pode ajudar a corrigir problemas nos pés?

Se tiver filhos, deixe-os andar descalços na praia. A forma do pé amadurece a partir da vida fetal e continua até aos 12-13 anos de idade, enquanto a capacidade de se adaptar ao solo em que repousa é aperfeiçoada ao longo do tempo. É por isso que andar descalço na areia ajuda o desenvolvimento da criança e previne problemas nos pés quando estes crescem.

Nos adultos, caminhar na areia também pode ser benéfico, uma vez que ajuda a esticar os músculos dos pés. Dito isto, não há provas científicas que sustentem a alegação de que caminhar descalço na areia ajuda a corrigir pés chatos ou problemas no arco. Os corredores descalços e os entusiastas da caminhada na praia juram pelos benefícios psicológicos e físicos da habituação dos seus pés a diferentes tipos de superfícies, ligam-se ao solo (“terra”), e deixam as suas solas respirar com a maior frequência possível.

Embora muitos destes benefícios sejam certamente verdadeiros para algumas pessoas, se já sofre de problemas nos pés, é pouco provável que consiga resolvê-los apenas por estar descalço. Pelo lado positivo, não há realmente qualquer efeito negativo de andar descalço na praia para a sua saúde, por isso sinta-se à vontade para descalçar os sapatos se lhe apetecer.

Deixe um comentário